Blog da Eco-Escola de Celeirós, Braga, na qual se publicam os trabalhos realizados pelos eco-estudantes do Agrupamento de Escolas de Celeirós ao nível da Ecologia, Educação Ambiental e da Educação para a Sustentabilidade.
terça-feira, 5 de junho de 2012
domingo, 22 de abril de 2012
DIA da TERRA

A Quercus, Associação Nacional de Conservação da Natureza, anunciou, no dia da Terra, os 7 pecados ambientais com que Portugal se depara.
Identificados como pecados de insustentabilidade, estes são os principais problemas relacionados com o ambiente que Portugal apresenta:
1. O Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável caiu no esquecimento.
A cimeira das Nações Unidas sobre o Ambiente e Desenvolvimento realizou-se há 8 meses, e o prometido Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável ainda não ganhou forma.
2. A remodelação ao financiamento das autarquias não é o correto.
Não se deve construir inconscientemente, há que ter em conta valores naturais e paisagísticos.
3. Portugal consume cada vez mais energia.
Vivendo em tempo de crise, Portugal apresenta valores preocupantes, tendo em conta que estamos em recessão económica e continuamos a aumentar a intensidade energética do país. Isto significa que para além de estarmos a gastar muito mais energia do que era suposto para a nossa face de desenvolvimento económico, estamos também a desperdiçar, cada vez mais, energia e recursos.
4. Excesso de tráfico em circulação
O excesso de carros e transportes em circulação origina: mais gasto energético, mais emissões, mais ruído e mais congestionamento.
Portugal é um dos cinco países que está na rota para uma insustentabilidade no setor dos transportes, tendo também concentrações de poluentes muito acima da média do que é permitido pela legislação europeia.
5. Portugal desperdiça por ano 3 100 000 000 000 litros de água
Portugal consegue desperdiçar por ano vários milhões de litros de água. Apesar de existir um Programa Nacional para o Uso Eficiente de Água, este só teve parte teórico, pois nunca foi aplicado. É necessário que na agricultura, na indústria e no consumo privado, se faça um uso eficiente e sustentável da água.
6. A Conservação da Natureza ainda não passou à parte prática.
Apesar de já ter sido elaborada uma Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, muitos dos seus objectivos ainda continuam por concretizar. Os Planos de Ordenamento do Território das áreas protegidas continuam por implementar, bem como, ainda existem muitas áreas da Rede Natura 2000 por ordenar.
7. Reciclagem ainda longe dos hábitos portugueses.
Reutiliza-se menos que o desejável, recicla-se menos que o esperado e no final de contas instalam-se mais incineradoras.
A reutilização de embalagens com tara de retorno verifica-se menos, e a reciclagem urbana ainda não apresenta valores significativos para o ambiente. Por sua vez, a última opção

Posto isto, é tempo de reflectir sobre o ambiente e aquilo que será o nosso futuro próximo. Estas

Tenha um papel activo para uma vida mais verde.
in http://ambiente.kazulo.pt/7300/quercus-enumera-7-pecados-ambientais-de-portugal-no-dia-da-terra.htm
quinta-feira, 19 de abril de 2012
GALP energia-Missão UP
Filme sobre a poupança de energia da Escola Projeto elaborado pela turma 6º E com a colaboração do CEF Projeto: Galp Energia
sábado, 3 de março de 2012
Segundo Conselho das Eco-escolas

Bom trabalho, Eco-estudantes! Estamos no bom caminho!
sábado, 21 de janeiro de 2012
Galpenergia visita as escolas do Agrupamento de Celeirós
Durante esta semana, nos dias 16,17,18 e 27 de Janeiro, as escolas do 1º ciclo ( Oliveira S. Pedro, Garapôa, Cruz, Guisande, Escudeiros e Figueiredo), e todos os 5º anos da Eb 2 e 3 de Celeirós tiveram a oportunidade de receber uma equipa da Galpenergia, para nos falar de energia positiva. As energias renováveis como a hídrica, a eólica, a biomassa, a geotérmica são energias boas, não poluentes e como o nome indica não acabam. As energias não renováveis como o petróleo, o gás natural, a energia nuclear são poluentes, poluem e tem um fim à vista no futuro próximo.
Aprendemos a usar a energia da melhor forma: aproveitar a luz solar, abrindo bem os estores sempre que está sol; desligar as luzes quando não estão a ser utilizadas; desligar a televisão e o computador na tomada; usar as lâmpadas fluorescentes, produzem a mesma luz, mas gastam menos energia; reciclar o papel, o vidro, o plástico, as pilhas sempre.
Aprendemos a deslocarmo-nos, poupando energia: a mobilidade sustentável, significa deslocarmo-nos o mais possível, gastando menos energia; utilizar os transportes públicos; ir a pé, de skate, de bicicleta; optar pelos carros elétricos…
Que marca deixa a energia que consumimos?
A pégada ecológica é precisamente a quantidade de energia que cada um gasta e é a marca que deixamos no ambiente do nosso planeta Terra. Uma das formas de reduzirmos a nossa pégada energética é utilizarmos a politica dos três Rs: Reciclar, Reutilizar, Reduzir.
Por fim foi feito o convite a todos os meninos para formarem grupos de trabalho, denominados as Brigadas positivas, onde podem junto da comunidade escolar e local incentivar a promoção de atitudes que poupem energia. O desafio está feito! Mãos à obra!
Professora Graça Pereira, coordenadora das eco-escolas.
Aprendemos a usar a energia da melhor forma: aproveitar a luz solar, abrindo bem os estores sempre que está sol; desligar as luzes quando não estão a ser utilizadas; desligar a televisão e o computador na tomada; usar as lâmpadas fluorescentes, produzem a mesma luz, mas gastam menos energia; reciclar o papel, o vidro, o plástico, as pilhas sempre.
Aprendemos a deslocarmo-nos, poupando energia: a mobilidade sustentável, significa deslocarmo-nos o mais possível, gastando menos energia; utilizar os transportes públicos; ir a pé, de skate, de bicicleta; optar pelos carros elétricos…
Que marca deixa a energia que consumimos?
A pégada ecológica é precisamente a quantidade de energia que cada um gasta e é a marca que deixamos no ambiente do nosso planeta Terra. Uma das formas de reduzirmos a nossa pégada energética é utilizarmos a politica dos três Rs: Reciclar, Reutilizar, Reduzir.
Por fim foi feito o convite a todos os meninos para formarem grupos de trabalho, denominados as Brigadas positivas, onde podem junto da comunidade escolar e local incentivar a promoção de atitudes que poupem energia. O desafio está feito! Mãos à obra!
Professora Graça Pereira, coordenadora das eco-escolas.
domingo, 30 de outubro de 2011
Consumo sustentável
O ir às compras com uma lista definida previamente, levar sempre um saco para as compras, poupar a água nos banho, usar um contador bio horário para escolher as horas de maior trabalho das máquinas de lavar a roupa e da loiça, escolher alimentos frescos em detrimento dos enlatados ou importados, preferir comer leguminosas (feijão, grão de bico…) em vez de carne, produzir produtos hortícolas na pequena horta ou até na varanda do apartamento, são pequenas sugestões que podem ensinar a poupar.
Chegamos à conclusão que o Homem do século XXI está gordo do consumismo desenfreado, precisa de voltar às suas raízes e ter uma relação mais saudável e amiga do ambiente.
quarta-feira, 26 de outubro de 2011
quinta-feira, 26 de maio de 2011
Visita ao Museu do Pão e às Lagoas de Bertiandos

Desenhos elaborados pelas alunas: Mariana Inês e Sara do 5º D



Visita ao Museu do Pão e às Lagoas de Bertiandos
No dia 6 de Maio de 2011, os alunos do 5º ano de escolaridade da EB 2,3 de Celeirós e os seus docentes, realizaram uma visita de estudo a Viana do Castelo e Ponte de Lima.
Em Viana do Castelo, no Museu do Pão, aprenderam a fazer pão de milho caseiro e uma oração que se diz, enquanto é feita uma cruz na massa, para esta levedar:
“S. Mamede te levede.
S. Vicente te acrescente.
S. João te faça bom pão.”
Além disso, observaram vários instrumentos antigos, utilizados para plantar e cultivar os cereais. No final da visita, todos saborearam e apreciaram a broa, que foi servida com mel
O almoço foi em Ponte de Lima, num belo parque com relva verdinha, mesas e bancos em pedra, pertinho das Lagoas de Bertiandos.
Já nesta paisagem protegida, a qual faz parte da Reserva Ecológica Nacional, constituíram-se grandes grupos, que efectuaram visitas guiadas pelos vários percursos. Foram muitas as informações transmitidas sobre a história destas Lagoas, a fauna e flora existentes. Os guias realçaram a importância deste local, incluído na Rede Natura 2000, bem como os cuidados a ter para a sua preservação. Na recepção, adquiriram-se recordações, antes da viagem de regresso à escola, depois de um dia bem aproveitado e muito divertido.
Mariana Inês e Sara, do 5º D
Visita de estudo do 5º ano ao Museu do Pão e à Lagoa de Bertiandos em Ponte Lima
No dia 6 de Maio de 2011 os alunos do 5º ano da nossa escola EB 2 e 3 de Celeirós, foram ao Museu do Pão em Viana do Castelo e à Lagoa de Bertiandos em Ponte de Lima.
No Museu do Pão aprendemos a fazer broa de milho e de centeio à moda antiga, com forno de lenha. No fim comemos todos juntos broa quentinha com mel e foi delicioso! Ah! Vimos um cavalo atrás do museu e fizemos festinhas.
À tarde visitamos as Lagoas de Bertiandos, cada turma fez um percurso pela zona protegida. Descobrimos que a rã ibérica é o símbolo desta área protegida, pertence à fauna da floresta autóctone e está em risco de extinção.
O nosso grupo queria ver as plantas carnívoras, mas não tivemos essa sorte…
Foi um dia muito engraçado e aprendemos muito!
Daniela Barros, Ana Margarida Ferreira e Beatriz Fernandes do 5º E
No dia 6 de Maio de 2011, os alunos do 5º ano de escolaridade da EB 2,3 de Celeirós e os seus docentes, realizaram uma visita de estudo a Viana do Castelo e Ponte de Lima.
Em Viana do Castelo, no Museu do Pão, aprenderam a fazer pão de milho caseiro e uma oração que se diz, enquanto é feita uma cruz na massa, para esta levedar:
“S. Mamede te levede.
S. Vicente te acrescente.
S. João te faça bom pão.”
Além disso, observaram vários instrumentos antigos, utilizados para plantar e cultivar os cereais. No final da visita, todos saborearam e apreciaram a broa, que foi servida com mel
O almoço foi em Ponte de Lima, num belo parque com relva verdinha, mesas e bancos em pedra, pertinho das Lagoas de Bertiandos.
Já nesta paisagem protegida, a qual faz parte da Reserva Ecológica Nacional, constituíram-se grandes grupos, que efectuaram visitas guiadas pelos vários percursos. Foram muitas as informações transmitidas sobre a história destas Lagoas, a fauna e flora existentes. Os guias realçaram a importância deste local, incluído na Rede Natura 2000, bem como os cuidados a ter para a sua preservação. Na recepção, adquiriram-se recordações, antes da viagem de regresso à escola, depois de um dia bem aproveitado e muito divertido.
Mariana Inês e Sara, do 5º D
Visita de estudo do 5º ano ao Museu do Pão e à Lagoa de Bertiandos em Ponte Lima
No dia 6 de Maio de 2011 os alunos do 5º ano da nossa escola EB 2 e 3 de Celeirós, foram ao Museu do Pão em Viana do Castelo e à Lagoa de Bertiandos em Ponte de Lima.
No Museu do Pão aprendemos a fazer broa de milho e de centeio à moda antiga, com forno de lenha. No fim comemos todos juntos broa quentinha com mel e foi delicioso! Ah! Vimos um cavalo atrás do museu e fizemos festinhas.
À tarde visitamos as Lagoas de Bertiandos, cada turma fez um percurso pela zona protegida. Descobrimos que a rã ibérica é o símbolo desta área protegida, pertence à fauna da floresta autóctone e está em risco de extinção.
O nosso grupo queria ver as plantas carnívoras, mas não tivemos essa sorte…
Foi um dia muito engraçado e aprendemos muito!
Daniela Barros, Ana Margarida Ferreira e Beatriz Fernandes do 5º E
sexta-feira, 25 de março de 2011
Palestra do Professor Doutor Jorge Paiva na Biblioteca Escolar
No dia 22 de Março, decorreu na Biblioteca Escolar da Escola EB 2,3 de Celeirós uma palestra com o Professor Doutor Jorge Paiva, com o tema:“A importância da biodiversidade na Floresta “.
Esta palestra foi dinamizada pelos projectos Eco-escolas e Prosepe e ocorreu integrada nas comemorações do Ano Internacional das Florestas. O Dr. Jorge Paiva fez uma apresentação onde fundamentou a importância das plantas e dos animais para a preservação da Biodiversidade no Planeta Terra. Referenciou o exemplo de dois seres vivos uma planta, o Teixo e um animal, um lagarto, que estiveram próximos da extinção e que a indústria farmacêutica, com a sua investigação demonstrou que podiam ajudar na cura da doença do cancro e na diabetes respectivamente.Mostrou-nos imagens da floresta, das suas cores, relacionou-as com os seus animais e provou que esta riqueza não pode ser destruída.O Dr. Jorge Paiva com a sua eloquência captou a atenção de todos, sensibilizando-nos para que o ser humano preserve a Biodiversidade, se não será o seu fim.
Os nossos alunos ouviram atentamente a mensagem e no fim ofereceram pão de bolota, manufacturado pela Professora Isabel Pinto, que o Professor Dr. Jorge Paiva adorou!
Esta palestra foi dinamizada pelos projectos Eco-escolas e Prosepe e ocorreu integrada nas comemorações do Ano Internacional das Florestas. O Dr. Jorge Paiva fez uma apresentação onde fundamentou a importância das plantas e dos animais para a preservação da Biodiversidade no Planeta Terra. Referenciou o exemplo de dois seres vivos uma planta, o Teixo e um animal, um lagarto, que estiveram próximos da extinção e que a indústria farmacêutica, com a sua investigação demonstrou que podiam ajudar na cura da doença do cancro e na diabetes respectivamente.Mostrou-nos imagens da floresta, das suas cores, relacionou-as com os seus animais e provou que esta riqueza não pode ser destruída.O Dr. Jorge Paiva com a sua eloquência captou a atenção de todos, sensibilizando-nos para que o ser humano preserve a Biodiversidade, se não será o seu fim.
Os nossos alunos ouviram atentamente a mensagem e no fim ofereceram pão de bolota, manufacturado pela Professora Isabel Pinto, que o Professor Dr. Jorge Paiva adorou!
Professora Graça Pereira, Coordenadora do Projecto Eco-Escolas
sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011
Ponto Electrão
O Ponto Electrão chegou à escola
Nós somos da turma do 5º E e fomos dar as boas-vindas ao Ponto Electrão.
A escola de Celeirós recebeu o Ponto Electrão de 7 a 25 de Fevereiro.
Os alunos trouxeram electrodomésticos como por exemplo: televisores, microondas, aquecedores, secadores, lâmpadas…
Conseguimos recolher muitos quilos de lixo electrónico que vai ser reciclado. Na primeira semana 180Kg, na segunda semana 500Kg e na terceira semana 378Kg, o que fez um total de 1058Kg de resíduos perigosos que deixamos de poluir os solos e a Floresta.
Valeu a pena, obrigado a todos os que colaboraram,
A turma do 5º E.
terça-feira, 22 de fevereiro de 2011
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
DR. NUNO MELO MARCA PRESENÇA NA NOSSA ESCOLA
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011
Ponto- Electrão em destaque

sábado, 4 de dezembro de 2010
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