quinta-feira, 26 de maio de 2011

Visita ao Museu do Pão e às Lagoas de Bertiandos







Desenhos elaborados pelas alunas: Mariana Inês e Sara do 5º D









Visita ao Museu do Pão e às Lagoas de Bertiandos
No dia 6 de Maio de 2011, os alunos do 5º ano de escolaridade da EB 2,3 de Celeirós e os seus docentes, realizaram uma visita de estudo a Viana do Castelo e Ponte de Lima.
Em Viana do Castelo, no Museu do Pão, aprenderam a fazer pão de milho caseiro e uma oração que se diz, enquanto é feita uma cruz na massa, para esta levedar:
“S. Mamede te levede.
S. Vicente te acrescente.
S. João te faça bom pão.”
Além disso, observaram vários instrumentos antigos, utilizados para plantar e cultivar os cereais. No final da visita, todos saborearam e apreciaram a broa, que foi servida com mel
O almoço foi em Ponte de Lima, num belo parque com relva verdinha, mesas e bancos em pedra, pertinho das Lagoas de Bertiandos.
Já nesta paisagem protegida, a qual faz parte da Reserva Ecológica Nacional, constituíram-se grandes grupos, que efectuaram visitas guiadas pelos vários percursos. Foram muitas as informações transmitidas sobre a história destas Lagoas, a fauna e flora existentes. Os guias realçaram a importância deste local, incluído na Rede Natura 2000, bem como os cuidados a ter para a sua preservação. Na recepção, adquiriram-se recordações, antes da viagem de regresso à escola, depois de um dia bem aproveitado e muito divertido.
Mariana Inês e Sara, do 5º D
Visita de estudo do 5º ano ao Museu do Pão e à Lagoa de Bertiandos em Ponte Lima
No dia 6 de Maio de 2011 os alunos do 5º ano da nossa escola EB 2 e 3 de Celeirós, foram ao Museu do Pão em Viana do Castelo e à Lagoa de Bertiandos em Ponte de Lima.
No Museu do Pão aprendemos a fazer broa de milho e de centeio à moda antiga, com forno de lenha. No fim comemos todos juntos broa quentinha com mel e foi delicioso! Ah! Vimos um cavalo atrás do museu e fizemos festinhas.
À tarde visitamos as Lagoas de Bertiandos, cada turma fez um percurso pela zona protegida. Descobrimos que a rã ibérica é o símbolo desta área protegida, pertence à fauna da floresta autóctone e está em risco de extinção.
O nosso grupo queria ver as plantas carnívoras, mas não tivemos essa sorte…
Foi um dia muito engraçado e aprendemos muito!
Daniela Barros, Ana Margarida Ferreira e Beatriz Fernandes do 5º E







Sem comentários: