sábado, 21 de janeiro de 2012

Galpenergia visita as escolas do Agrupamento de Celeirós

Durante esta semana, nos dias 16,17,18 e 27 de Janeiro, as escolas do 1º ciclo ( Oliveira S. Pedro, Garapôa, Cruz, Guisande, Escudeiros e Figueiredo), e todos os 5º anos da Eb 2 e 3 de Celeirós tiveram a oportunidade de receber uma equipa da Galpenergia, para nos falar de energia positiva. As energias renováveis como a hídrica, a eólica, a biomassa, a geotérmica são energias boas, não poluentes e como o nome indica não acabam. As energias não renováveis como o petróleo, o gás natural, a energia nuclear são poluentes, poluem e tem um fim à vista no futuro próximo.
Aprendemos a usar a energia da melhor forma: aproveitar a luz solar, abrindo bem os estores sempre que está sol; desligar as luzes quando não estão a ser utilizadas; desligar a televisão e o computador na tomada; usar as lâmpadas fluorescentes, produzem a mesma luz, mas gastam menos energia; reciclar o papel, o vidro, o plástico, as pilhas sempre.
Aprendemos a deslocarmo-nos, poupando energia: a mobilidade sustentável, significa deslocarmo-nos o mais possível, gastando menos energia; utilizar os transportes públicos; ir a pé, de skate, de bicicleta; optar pelos carros elétricos…
Que marca deixa a energia que consumimos?
A pégada ecológica é precisamente a quantidade de energia que cada um gasta e é a marca que deixamos no ambiente do nosso planeta Terra. Uma das formas de reduzirmos a nossa pégada energética é utilizarmos a politica dos três Rs: Reciclar, Reutilizar, Reduzir.
Por fim foi feito o convite a todos os meninos para formarem grupos de trabalho, denominados as Brigadas positivas, onde podem junto da comunidade escolar e local incentivar a promoção de atitudes que poupem energia. O desafio está feito! Mãos à obra!
Professora Graça Pereira, coordenadora das eco-escolas.
Mixbook - Create Beautiful Photo Books and Scrapbooks! | Learn About Mixbook Photo Books | Create your own Photo Book

Sem comentários: