sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Chegaram os oleões à escola



No passado dia 18 de Novembro, a Escola EB 2 e 3 de Celeirós recebeu 250 oleões de 6 litros e 14 0leões de 30litros. Foram distribuídos inicialmente pelas sete escolas jardins de infância e pelas seis escolas do primeiro ciclo. A adesão foi tão grande que só numa escola ficaram 106 oleões (escola EB1 e JI de Figueiredo) e não restaram nem um para a escola E, B 2 e 3 de Celeirós. Conclusão a Professora Graça Pereira viu-se na necessidade de pedir mais 200 oleões à empresa Braval para serem distribuídos pela comunidade educativa da escola sede. Todos vamos ter mais cuidado com os fritos , pois fazem mal à saúde, mas quando for mesmo necessário fritar os bolinhos de bacalhau ou o bife de batatas fritas , aproveita o óleo para o oleão e não deites pela banca , pois estás a poluir a água e é muito difícil retirar as gorduras na Etar. Se pensarmos que estamos a reduzir a poluição da água e a aproveitar o óleo usado para a produção de biodisel, reduzindo o consumo de gasolina e o gasóleo, estamos também a reduzir as emissões de dióxido de carbono para a atmosfera e contribuir para a diminuição das alterações climáticas.O nosso pequeno gesto, pode ajudar o ambiente de todos. Parabéns ECO-ESTUDANTES pela vossa adesão à campanha do oleão amigo.

Professora coordenadora das eco-escolas : Graça Pereira

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

1º reunião das eco-escolas do nosso agrupamento



No passado dia 14 de Outubro, realizou-se a 1ª reunião das Eco-Escolas deste primeiro período, onde estiveram presentes os vários professores, representantes das turmas, dos funcionários, da escola segura, dos pais, da câmara municipal e, a coordenar a reunião, a professora Graça Pereira. Neste novo ano de inovação, pela primeira vez a reunião teve a presença do jardim-de-infância e do primeiro ciclo.
Como já deverás saber, estas reuniões são importantes para reconhecermos os comportamentos mais correctos a ter no quotidiano e através destes provarmos que somos uma verdadeira Eco-Escola!
Variadíssimos assuntos foram discutidos, sugestões apontadas e temas abordados. De uma maneira mais concreta, dentro dos assuntos discutidos, foram eleitos os temas a tratar neste novo ano lectivo: Ruído, água e resíduos, temas que consideramos pertinentes.
Também houve uma abordagem sobre a recolha de óleo que será feita a partir de oleões oferecidos pela Braval, recolhas de cortiça, e de electrodomésticos.
Será feita também a compostagem a partir de resto de alimentos do refeitório, e a recolha de lixo, como já tem sido habitual ao longo dos últimos anos.
Dentro de muitos outros assuntos, o balanço da reunião foi extremamente positivo!
Contamos com a colaboração de Todos, para verdadeiramente preservar o ambiente!

BubbleShare: Share photos - Craft Ideas






quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Cerimónia da entrega dos Galardões das Eco-Escolas Torres Vedras 2008



No dia 26 de Setembro de 2008,oito alunos representantes do conselho das eco-escolas e a Professora Graça Pereira, deslocaram-se a Torres Vedras para receber o prémio do concurso “Ambiente e Inovação”, no valor de 3200€, fruto do projecto “Alterações climáticas, vamos poupar energia”. A viagem foi longa, pois saímos às 8h30m e só chegamos pelas 13h a Torres Vedras. Visitámos a exposição dos Eco-códigos e participámos nos ateliers do ICN (tocáos em rochas, em pêlos de animais, comemos frutos, ou seja descobrimos a natureza pelos sentidos), vimos a reutilização de muitos lixos, vimos como se fazem carrinhos solares e andamos até atrás de um … Ofereceram-nos um fantoche, chamado “O Reciclado” e recebemos muitos brindes.
Já estávamos esfomeados e retirámo-nos para uma sombra, á beira do lago, onde pudemos saborear o nosso lanche.
A seguir, assistimos ao espectáculo de entrega dos prémios e das bandeiras. Algumas escolas mostraram aos eco-estudantes danças, um desfile de moda, uma réplica da história “Star Wars” onde a mensagem final era:" nós não podemos deixar destruir o nosso planeta!"
Por fim, recebemos uma grande surpresa: o André Sardet veio cantar para todos nós, as canções mais conhecidas e todo o pavilhão cantou e aplaudiu.
A Cipriana do 9º B foi ao palco receber a nossa bandeira verde 2008, fruto do trabalho realizado por todos nós.Por fim, ainda tivemos direito a um lanche saboroso.
Foi um dia espectacular!!! E bem passado!!!

Os eco-estudantes: Daniel Vilaça,6º F; João Castro e Fátima Fernandes do 6ºE; Rafael Machado, 6º C; André Gomes,7º C; Claúdia Oliveira, 7ºF; Celso Alves,8º C;Cipriana Moreira, 9ºB e Professora Graça Pereira.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

terça-feira, 1 de julho de 2008

Dia 6 de Junho - Dia do Ambiente/Energia

No dia 6 de Junho, pelas 21 horas e 30 minutos,realizou-se,na sede do Agrupamento de Escolas de Celeirós,a grande festa - “ A Festa da Energia “. Participaram todas as turmas que trabalharam os temas:desenvolvimento sustentável; a poupança de energia; a poupança da água; as energias renováveis; a agricultura biológica; a separação dos resíduos;a biodiversidade e as alterações climáticas.
Os alunos dramatizaram, dançaram e cantaram.Regista-se, com agrado,a afluência de Pais e Encarregados de Educação, Alunos e Professores.
Sublinha - se a motivação, o empenho e o trabalho árduo dos alunos, ao longo do ano lectivo.A magnífica exposição dos seus trabalhos e a concretização, em palco, de todo o seu empenho foi premiada com vivos aplausos vindos da plateia.
Valeu a pena o esforço despendido durante o ano lectivo, na educação para a preservação deste planeta tão ameaçado.

quinta-feira, 22 de maio de 2008





FEE
Fundação para a Educação Ambiental

A FEE é uma organização internacional, com origem na Europa e representação em cerca de 30 países, sendo responsável por projectos de sensibilização e educação ambiental
Fundada em 1981, por um grupo de peritos com assento no “Conselho da Europa”, a FEE teve como objectivos principais promover a alteração de comportamentos face ao ambiente
Visa a implementação da Agenda 21 e o envolvimento de pessoas de todas as idades e nacionalidades através da educação formal e não formal na construção do desenvolvimento sustentável.


O PROGRAMA ECO-ESCOLAS


É uma iniciativa da Fee que se destina preferencialmente às escolas do ensino básico, implementado em Portugal desde o ano lectivo 1996/97

Tem como objectivo encorajar acções, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental.

Visa igualmente estimular a criação de parcerias locais entre a escola e as autarquias, empresas, orgãos de comunicação social, ONGA's e outros agentes interessados em contribuir para a melhoria do Ambiente.


Metodologia das Eco - Escolas

1. Conselho ECO-ESCOLA
2. Auditoria Ambiental
3. Plano de Acção
4. Monitorização e Avaliação
5. Trabalho Curricular
6. Informação e Envolvimento
escola-comunidade
7. Eco-Código

Pretende estimular nos alunos, o hábito de participação nos processos de decisão e a adopção de comportamentos adequados, no seu quotidiano, ao nível pessoal, familiar e comunitário.

As acções concretas desenvolvidas pelos alunos e por toda a comunidade educativa, proporcionar-lhes-ão a tomada de consciência de que simples atitudes individuais podem, no seu conjunto, melhorar o Ambiente global.

O Programa Eco-Escolas fornece fundamentalmente uma metodologia, formação, enquadramento e apoio a muitas das actividades que as escolas desenvolvem, procurando constituir um contributo para a implementação da Agenda 21 a nível local.
kwa
Read this doc on Scribd: biodiversidade 2007

quarta-feira, 7 de maio de 2008

terça-feira, 22 de abril de 2008

Dia da Terra - 12 de Abril

O Dia da Terra foi criado em 1970, pelo Senador norte-americano Gaylord Nelson, que convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição, protesto esse coordenado a nível nacional por Denis Hayes. Esse dia conduziu à criação da Agência de Protecção Ambiental dos Estados Unidos (EPA).
A partir de 1990, o dia 22 de Abril foi adoptado mundialmente como o Dia da Terra, dando um grande impulso aos esforços de reciclagem a nível mundial e ajudando a preparar o caminho para a Cimeira do Rio (1992).
Actualmente, uma organização internacional, a Rede Dia da Terra coordena eventos e actividades a nível mundial que celebram este dia.
BubbleShare: Share photos - Find great Clip Art Images.

segunda-feira, 7 de abril de 2008


" Visita ao Parque Nacional de Peneda Gerês"
Peça de teatro

Narrador: A turma do 5ºE em Área de projecto decidiu fazer uma visita de estudo ao Parque Nacional de Peneda Gerês. Queriam conhecer o rio Homem e o rio Cávado e o seu aproveitamento energético da água desses rios.

Professor: Meninos hoje vamos falar sobre o rio Homem e o rio Cávado e o seu aproveitamento energético. Alguém sabe o que significa aproveitamento energético?
Leonor: Aproveitamento energético significa que quando milhões de litros de água caem na conduta, a força dessa água faz mover os geradores transformando água em energia eléctrica.
Professor: Muito bem! Alguém tem mais alguma coisa a acrescentar?
Beatriz: Podíamos ir visitar estes dois rios e observar o aproveitamento energético da água deles.
Professor: Óptima sugestão! Vamos organizar a visita de estudo. Mais tarde voltamos ao assunto. Continuemos.
Afonso: Stor, quantas barragens há nesses rios?
Professor: Há as barragens de Paradela, Pisões, Venda-Nova, Salamonde, Penide , Lindoso e Vilarinho das Furnas, por isso são sete barragens.
Pedro: Stor, há praias nesses rios?
Professor: Há praias…
Todos: Fluviais. Que fixe! E podemos fazer piqueniques?
Professor: Claro que sim. Vocês levam comida e eu como, de preferência bolo de chocolate com amêndoas. É claro!!!
Raquel e Alexandra: E nós podemos dar uns mergulhos?
Professor: É um caso a pensar. Pode ser perigoso, podem engolir peixinhos, engasgar-se e o hospital fica longe e os SAPs não funcionam. Bom, vamos voltar ao assunto principal. As águas destes rios estão poluídas e os peixinhos estão em risco de morrer. Como é que podemos evitar mais a poluição?
Pedro: O mais básico é não deitar lixo directa ou indirectamente para o rio.
Afonso: Não deitando produtos químicos para a terra que se infiltram vão ter aos lençóis de agua e contaminam os rios.
Leonor: As fábricas não devem deitar os efluentes directamente para o rio. Primeiro devem tratá-los nas ETARES.
Professor: Não se esqueçam de observar em atenção nos montes os geradores de energia eólica.
Beatriz: Eólica, o que é isso?
Professor: A energia do vento pode-se aproveitar para mover os geradores e produz energia eléctrica.TRIM TRIM TRIM

Professor: Podem sair meninos e não se esqueçam de avisar os vossos pais da Visita de Estudo. Depois entrego os papéis para assinarem e autorizarem a vossa participação na visita de estudo.
Narrador: Novamente na aula depois da Visita de estudo ao Gerês.
Professor: Na aula de hoje vamos ouvir a vossa opinião sobre os aspectos positivos e negativos da visita.
Alexandra: Stor, não pude mostrar o meu bikini.
Pedro e Afonso: Olha a topmodel!!!
Beatriz: Deixem – se de brincadeiras.
Pedro: Só tenho pena de não ter visto um lince-ibérico.
Professor: Não vimos o lince-ibérico porque o lince-ibérico esta em vias de extinção.
Mas vimos vacas barrosãs, texugos, uma raposa a fugir, corços, um milhafre, uma águia-real. Não vimos mas sabemos que existem também corujas, falcões, o bufo-real, répteis como a cobra d’ água, o lagarto d’ água, salamandra lusitânica …
Alexandra: Oh! Professor mas o que eu gostei mais foi das plantas raras que nós lá vimos. Tinha muitos carvalhos alvarinho, gilbardeira, medronheiro, azereiro, vidoeiro, zimbros …
E algumas plantas estão em vias de extinção como o azevinho e o teixo.
Afonso: Foi uma seca não havia casas-de-banho, não havia Mcdonalds.
Professor: Ainda bem, porque a comida desses restaurantes é uma porcaria.
Raquel: Afonso, não digas asneiras. Eu gostei muito do contacto com a natureza, das borboletas, dos passarinhos a cantar. Viste os cavalos?
Alexandra: Sim eram muito giros; tinham várias cores muito bonitas, uma estava prenha e outro era um potro muito lindo.
Raquel: Setor podemos fazer um desenho sobre a visita de estudo?
Professor: Claro que podem.
Narrador: Eles começaram a fazer um desenho.
Professor: Os vossos desenhos estão muito bonitos. E se fizessemos uma exposição?
Todos: Excelente ideia!!!
Afonso e Pedro: E onde vamos expor os nossos desenhos?
Professor: PodAfonso e Pedro: E a topmodel a dar-lhe…
Beatriz: Deixe
mos a Alexandra.pôr no placar da escola.
Alexandra: E que tal um desfile?
Leonor: Vamos continuar a aula.
Professor: Trim, Trim,Trim...
Professor
:Meninos, não se esqueçam de poupar a água e a energia!!!