Blog da Eco-Escola de Celeirós, Braga, na qual se publicam os trabalhos realizados pelos eco-estudantes do Agrupamento de Escolas de Celeirós ao nível da Ecologia, Educação Ambiental e da Educação para a Sustentabilidade.
quinta-feira, 22 de maio de 2008
FEE
Fundação para a Educação Ambiental
A FEE é uma organização internacional, com origem na Europa e representação em cerca de 30 países, sendo responsável por projectos de sensibilização e educação ambiental
Fundada em 1981, por um grupo de peritos com assento no “Conselho da Europa”, a FEE teve como objectivos principais promover a alteração de comportamentos face ao ambiente
Visa a implementação da Agenda 21 e o envolvimento de pessoas de todas as idades e nacionalidades através da educação formal e não formal na construção do desenvolvimento sustentável.
O PROGRAMA ECO-ESCOLAS
É uma iniciativa da Fee que se destina preferencialmente às escolas do ensino básico, implementado em Portugal desde o ano lectivo 1996/97
Tem como objectivo encorajar acções, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental.
Visa igualmente estimular a criação de parcerias locais entre a escola e as autarquias, empresas, orgãos de comunicação social, ONGA's e outros agentes interessados em contribuir para a melhoria do Ambiente.
Metodologia das Eco - Escolas
1. Conselho ECO-ESCOLA
2. Auditoria Ambiental
3. Plano de Acção
4. Monitorização e Avaliação
5. Trabalho Curricular
6. Informação e Envolvimento
escola-comunidade
7. Eco-Código
Pretende estimular nos alunos, o hábito de participação nos processos de decisão e a adopção de comportamentos adequados, no seu quotidiano, ao nível pessoal, familiar e comunitário.
As acções concretas desenvolvidas pelos alunos e por toda a comunidade educativa, proporcionar-lhes-ão a tomada de consciência de que simples atitudes individuais podem, no seu conjunto, melhorar o Ambiente global.
O Programa Eco-Escolas fornece fundamentalmente uma metodologia, formação, enquadramento e apoio a muitas das actividades que as escolas desenvolvem, procurando constituir um contributo para a implementação da Agenda 21 a nível local.
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