sábado, 23 de maio de 2009

22 de Maio - DIa da Biodiversidade

A Palestra na Biblioteca

Na quarta-feira passada dia 20 de Maio assistimos a uma palestra na nossa biblioteca sobre as alterações climáticas. Tivemos a presença de duas entendidas neste tema: uma chamava-se Filipa e tinha um pouco de sotaque francês, outra era espanhola, natural de Vigo e tentava falar bem português para que nós a entendêssemos.
Começou por falar a Filipa. Explicou-nos as causas da variabilidade climática as causas das eras glaciares e dos períodos glaciares (períodos de maior quantidade de gelo) e interglaciares (períodos de menor quantidade de gelo devido á interrupção das correntes quente e fria). Depois fez-nos compreender como era o seu trabalho através de sondagens fazendo longas viagens em pequenos navios.
Mais tarde falou a espanhola. Esta disse-nos que não gostava muito do trabalho da Filipa e que gostava mais do seu trabalho nas praias. Assim explicou-nos a importância das dunas nas praias e como estas actuavam em caso de tempestade (recuam quando as ondas são maiores para diminuir a sua energia), mostrou-nos como funcionam os vários factores que causam diferentes mudanças nas praias (o vento, as tempestades, o ser humano, etc.). Assim fez-nos compreender que não devemos pisar as dunas nem a vegetação lá existente, construindo passeios em madeira. Falou-nos também das marés vivas e das marés mortas.
Com esta palestra ficamos a conhecer muitas coisas que não sabíamos sobre o trabalho destas pessoas percebendo assim o quanto é importante cuidarmos do planeta.

Daniela Costa
Nº 6 do 8ºA


Sem comentários: