terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Lisboa adere à Hora do Planeta



Lisboa, capital de Portugal, é uma das 74 cidades que este ano aderiu à iniciativa da WWF (World Wide Fund for Nature) “Hora do Planeta” (Earth Hour).
No dia 28 de Março, entre as 20h30 e as 21h30, os monumentos mais emblemáticos da cidade vão ficar às escuras.
Torre de Belém, Padrão dos Descobrimentos e Mosteiro dos Jerónimos vão ser alguns dos monumentos da cidade que vão ficar às escuras e aderir a este convite mundial para que se apaguem as luzes por uma hora. Um convite que é estendido aos cidadãos comuns, empresas e Governos.
A iniciativa, que conta com a participação de 62 países, pretende ser uma forma de apelo para a necessidade de se tomarem medidas mitigadoras e eficazes de redução das emissões de dióxido de carbono – a principal causa das alterações climáticas que se vão sentindo em todo o mundo.
Ao aderir a esta iniciativa, Lisboa torna-se mais uma voz que realça a importância desta acção internacional na luta contra o aquecimento global. Luta esta que vai conhecer novos contornos em Copenhaga. A cidade dinamarquesa vai receber ainda este ano (Dezembro de 2009) uma reunião de líderes mundiais onde se irá discutir os novos contornos de um tratado internacional onde estarão em xeque os compromissos políticos de redução das emissões de gases que provocam o chamado “efeito de estufa”.
Com este gesto simbólico pretende-se mostrar aos líderes mundiais que o mundo está de olhos postos neles e atentos às políticas encetadas.
A Hora do Planeta teve a sua primeira edição em Março de 2007, na cidade australiana de Sidney. Em 2008, este movimento ecológico estendeu-se a todo o mundo, calculando-se que entre 50 a 100 milhões de pessoas tenham desligado a sua energia eléctrica por uma hora no âmbito deste apagão mundial.
Este ano, a Hora do Planeta pretende atingir os mil milhões de pessoas (entre indivíduos, comunidades, empresas e Governos) que apagarão as luzes em nome da luta contra o aquecimento global.
Junta-te ao Mundo! Junta-te a Lisboa! Junta-te a nós! Adere à Hora do Planeta, no dia 28 de Março de 2009 (Sábado) às 20h30 e vê o teu mundo com uma nova luz’.
in
http://www.earthhour.org/

Sem comentários: