Blog da Eco-Escola de Celeirós, Braga, na qual se publicam os trabalhos realizados pelos eco-estudantes do Agrupamento de Escolas de Celeirós ao nível da Ecologia, Educação Ambiental e da Educação para a Sustentabilidade.
quarta-feira, 9 de julho de 2008
terça-feira, 1 de julho de 2008
Dia 6 de Junho - Dia do Ambiente/Energia
Os alunos dramatizaram, dançaram e cantaram.Regista-se, com agrado,a afluência de Pais e Encarregados de Educação, Alunos e Professores.
Sublinha - se a motivação, o empenho e o trabalho árduo dos alunos, ao longo do ano lectivo.A magnífica exposição dos seus trabalhos e a concretização, em palco, de todo o seu empenho foi premiada com vivos aplausos vindos da plateia.
Valeu a pena o esforço despendido durante o ano lectivo, na educação para a preservação deste planeta tão ameaçado.
quinta-feira, 22 de maio de 2008


FEE
Fundação para a Educação Ambiental
A FEE é uma organização internacional, com origem na Europa e representação em cerca de 30 países, sendo responsável por projectos de sensibilização e educação ambiental
Fundada em 1981, por um grupo de peritos com assento no “Conselho da Europa”, a FEE teve como objectivos principais promover a alteração de comportamentos face ao ambiente
Visa a implementação da Agenda 21 e o envolvimento de pessoas de todas as idades e nacionalidades através da educação formal e não formal na construção do desenvolvimento sustentável.
O PROGRAMA ECO-ESCOLAS
É uma iniciativa da Fee que se destina preferencialmente às escolas do ensino básico, implementado em Portugal desde o ano lectivo 1996/97
Tem como objectivo encorajar acções, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental.
Visa igualmente estimular a criação de parcerias locais entre a escola e as autarquias, empresas, orgãos de comunicação social, ONGA's e outros agentes interessados em contribuir para a melhoria do Ambiente.
Metodologia das Eco - Escolas
1. Conselho ECO-ESCOLA
2. Auditoria Ambiental
3. Plano de Acção
4. Monitorização e Avaliação
5. Trabalho Curricular
6. Informação e Envolvimento
escola-comunidade
7. Eco-Código
Pretende estimular nos alunos, o hábito de participação nos processos de decisão e a adopção de comportamentos adequados, no seu quotidiano, ao nível pessoal, familiar e comunitário.
As acções concretas desenvolvidas pelos alunos e por toda a comunidade educativa, proporcionar-lhes-ão a tomada de consciência de que simples atitudes individuais podem, no seu conjunto, melhorar o Ambiente global.
O Programa Eco-Escolas fornece fundamentalmente uma metodologia, formação, enquadramento e apoio a muitas das actividades que as escolas desenvolvem, procurando constituir um contributo para a implementação da Agenda 21 a nível local.
sábado, 10 de maio de 2008
quarta-feira, 7 de maio de 2008
terça-feira, 22 de abril de 2008
Dia da Terra - 12 de Abril
A partir de 1990, o dia 22 de Abril foi adoptado mundialmente como o Dia da Terra, dando um grande impulso aos esforços de reciclagem a nível mundial e ajudando a preparar o caminho para a Cimeira do Rio (1992).
Actualmente, uma organização internacional, a Rede Dia da Terra coordena eventos e actividades a nível mundial que celebram este dia.
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segunda-feira, 7 de abril de 2008
Narrador: A turma do 5ºE em Área de projecto decidiu fazer uma visita de estudo ao Parque Nacional de Peneda Gerês. Queriam conhecer o rio Homem e o rio Cávado e o seu aproveitamento energético da água desses rios.
Professor: Meninos hoje vamos falar sobre o rio Homem e o rio Cávado e o seu aproveitamento energético. Alguém sabe o que significa aproveitamento energético?
Leonor: Aproveitamento energético significa que quando milhões de litros de água caem na conduta, a força dessa água faz mover os geradores transformando água em energia eléctrica.
Professor: Muito bem! Alguém tem mais alguma coisa a acrescentar?
Beatriz: Podíamos ir visitar estes dois rios e observar o aproveitamento energético da água deles.
Professor: Óptima sugestão! Vamos organizar a visita de estudo. Mais tarde voltamos ao assunto. Continuemos.
Afonso: Stor, quantas barragens há nesses rios?
Professor: Há as barragens de Paradela, Pisões, Venda-Nova, Salamonde, Penide , Lindoso e Vilarinho das Furnas, por isso são sete barragens.
Pedro: Stor, há praias nesses rios?
Professor: Há praias…
Todos: Fluviais. Que fixe! E podemos fazer piqueniques?
Professor: Claro que sim. Vocês levam comida e eu como, de preferência bolo de chocolate com amêndoas. É claro!!!
Raquel e Alexandra: E nós podemos dar uns mergulhos?
Professor: É um caso a pensar. Pode ser perigoso, podem engolir peixinhos, engasgar-se e o hospital fica longe e os SAPs não funcionam. Bom, vamos voltar ao assunto principal. As águas destes rios estão poluídas e os peixinhos estão em risco de morrer. Como é que podemos evitar mais a poluição?
Pedro: O mais básico é não deitar lixo directa ou indirectamente para o rio.
Afonso: Não deitando produtos químicos para a terra que se infiltram vão ter aos lençóis de agua e contaminam os rios.
Leonor: As fábricas não devem deitar os efluentes directamente para o rio. Primeiro devem tratá-los nas ETARES.
Professor: Não se esqueçam de observar em atenção nos montes os geradores de energia eólica.
Beatriz: Eólica, o que é isso?
Professor: A energia do vento pode-se aproveitar para mover os geradores e produz energia eléctrica.
Professor: Podem sair meninos e não se esqueçam de avisar os vossos pais da Visita de Estudo. Depois entrego os papéis para assinarem e autorizarem a vossa participação na visita de estudo.
Narrador: Novamente na aula depois da Visita de estudo ao Gerês.
Professor: Na aula de hoje vamos ouvir a vossa opinião sobre os aspectos positivos e negativos da visita.
Alexandra: Stor, não pude mostrar o meu bikini.
Pedro e Afonso: Olha a topmodel!!!
Beatriz: Deixem – se de brincadeiras.
Pedro: Só tenho pena de não ter visto um lince-ibérico.
Professor: Não vimos o lince-ibérico porque o lince-ibérico esta em vias de extinção.
Mas vimos vacas barrosãs, texugos, uma raposa a fugir, corços, um milhafre, uma águia-real. Não vimos mas sabemos que existem também corujas, falcões, o bufo-real, répteis como a cobra d’ água, o lagarto d’ água, salamandra lusitânica …
Alexandra: Oh! Professor mas o que eu gostei mais foi das plantas raras que nós lá vimos. Tinha muitos carvalhos alvarinho, gilbardeira, medronheiro, azereiro, vidoeiro, zimbros …
E algumas plantas estão em vias de extinção como o azevinho e o teixo.
Afonso: Foi uma seca não havia casas-de-banho, não havia Mcdonalds.
Professor: Ainda bem, porque a comida desses restaurantes é uma porcaria.
Raquel: Afonso, não digas asneiras. Eu gostei muito do contacto com a natureza, das borboletas, dos passarinhos a cantar. Viste os cavalos?
Alexandra: Sim eram muito giros; tinham várias cores muito bonitas, uma estava prenha e outro era um potro muito lindo.
Raquel: Setor podemos fazer um desenho sobre a visita de estudo?
Professor: Claro que podem.
Narrador: Eles começaram a fazer um desenho.
Professor: Os vossos desenhos estão muito bonitos. E se fizessemos uma exposição?
Todos: Excelente ideia!!!
Afonso e Pedro: E onde vamos expor os nossos desenhos?
Professor: PodAfonso e Pedro: E a topmodel a dar-lhe…
Beatriz: Deixemos a Alexandra.pôr no placar da escola.
Alexandra: E que tal um desfile?
Leonor: Vamos continuar a aula.
Professor: Trim, Trim,Trim...
Professor:Meninos, não se esqueçam de poupar a água e a energia!!!